sábado, 3 de maio de 2008

Musculação para emagrecer. Por que funciona?

A importância de uma boa alimentação no processo de emagrecimento e perda de peso está muito clara. No entanto, quando o assunto é exercício, alguns mitos ainda perduram, fazendo com que conhecimentos novos ainda não sejam largamente utilizados. A musculação é uma modalidade de exercício tradicionalmente indicada para ganhar músculos ou utilizada apenas como coadjuvante no processo de emagrecimento. Nem sempre prescrita de forma que seus benefícios sejam potencializados, a musculação é fundamental para quem deseja emagrecer com qualidade e, principalmente, manter todo o peso perdido com dieta e os próprios exercícios. Vamos aos porquês disso:

1 – Aumento ou manutenção do metabolismo: quando um indivíduo está em dieta ou diminuindo a quantidade de calorias ingeridas em um dia, a tendência de seu metabolismo é baixar. Isso porque o organismo, ao detectar a falta de calorias reage (ficando mais lento) querendo “poupar” o pouco que é ingerido. Esse é um dos principais motivos pelo qual as pessoas emagrecem rapidamente no início das dietas, mas após algum tempo a dificuldade para perder peso aumenta, mesmo com o prolongamento da dieta. Entretanto, existe um meio natural de se impedir essa queda e, em muitos casos, aumentar o metabolismo: a MUSCULAÇÃO com intensidades adequadas. Em 1999, um grupo de pesquisadores liderados por Randy Bryner, da West Virginia University, submeteram 17 mulheres e 3 homens a uma dieta de apenas 800 kcal/dia por 12 semanas. Quem realizou apenas exercício aeróbio, por 4 dias/semana + dieta emagreceu em média 12,8 kg, mas teve uma queda aproximada do seu metabolismo em torno de 13% (deixando de gastar, ao natural, mais de 200 kcal/dia [o equivalente a 30’ de caminhada!]). Já os indivíduos que fizeram 3 dias de musculação/semana + dieta, emagreceram em média 14,5 kg, e ainda mantiveram o seu metabolismo preservado (aumento não significativo de 4%). Ou seja, os indivíduos que fizeram musculação provavelmente teriam maiores facilidades na continuidade do processo de emagrecimento, diferentemente dos indivíduos que fizeram apenas o treinamento aeróbio, pelo fato de terem mantido o metabolismo inalterado, sem a redução ocasionada pela dieta.

2 – Gasto energético durante e após o exercício: qualquer atividade física gera um gasto de energia quando é executada. A musculação, por sua vez, também gera esse gasto. Em situações onde as cargas, a cadência, os intervalos, as séries, as repetições e a freqüência são equalizados de maneira específica, o gasto de energia durante e após o exercício pode ser bastante grande. No caso do gasto pós-exercício, o indivíduo estaria em repouso e continuaria a gastar calorias provindas principalmente da gordura estocada no corpo, fazendo que o processo de emagrecimento continue mesmo no repouso. Vale ressaltar que esse gasto só é interessante quando somado aos gastos de todas as atividades físicas formais e informais realizadas pelo indivíduo, mais a dieta.

Concluindo, observamos que a musculação é parte fundamental de um programa completo de exercícios visando o emagrecimento, principalmente por aumentar/manter o metabolismo e por gerar um gasto calórico durante e após as sessões de exercícios.

2 comentários:

Karim disse...

Professor,
Estou numa batalha travada contra obesidade e já descartei a possibilidade da cirurgia bariátrica, sobrando portanto, a nutriçãoassociada a ginástica. Preciso mandar embora 50 kg e pretendo fazê-la rápido. Como não tenho coragem de frequentar aulas de hidroginástica, pretendo fazer musculação para que minha massa gorda vá embora para sempre.
Gostaria de saber se a musculação em academia com profissionais formados é indicada para quem necessita perder tanto peso. Pretendo a musculação também, para que diminua a flacidez.
Qual sua opinião?
karimjube@uol.com.br

Anônimo disse...

acho otimo sua iniciativa mas é bom tambem fazer pelo menos meia de aerobico